Grubba Moreira | Abdominoplastia: Avanços Técnicos

BLOG

Abdominoplastia: Avanços Técnicos

Abdominoplastia: Avanços Técnicos

A abdominoplastia, tornou-se um dos procedimentos cosméticos mais populares no mundo todo nas últimas décadas, mas você sabia que esse procedimento existe desde o início do século XIX? Felizmente, as técnicas e ferramentas que usamos para realizar abdominoplastias modernas melhoraram muito nos últimos duzentos anos. Com isso, as mais recentes técnicas de cirurgia plástica permitem resultados ainda melhores e um tempo de recuperação mais breve.



Pacientes sem Umbigo???

As primeiras abdominoplastias foram realizadas há mais de 200 anos, embora não pelas mesmas razões de hoje. Remover o excesso de pele da área abdominal para cobrir feridas abertas era o principal objetivo desse procedimento no início do século XIX.

Como se pode imaginar, uma cirurgia usada para tratar feridas críticas não era exatamente focada em estética. Como tal, o resultado final das primeiras abdominoplastias muitas vezes deixava os pacientes sem umbigo. Na verdade, mesmo os cirurgiões no final de 1800, que começaram a realizar abdominoplastias para fins cosméticos, acreditavam que seria impossível realizar uma abdominoplastia mantendo a aparência do umbigo.

Felizmente, essa idéia mudou relativamente rápido à medida que os primórdios da abdominoplastia moderna tomavam forma.



Abdominoplastia no início do século 20 melhorou muito

Em 1905, cirurgiões plásticos franceses conseguiram descobrir como preservar o umbigo durante uma abdominoplastia. Eles descobriram que podiam usar incisões verticais e horizontais para criar pequenas 'ilhas' de pele, em vez de criar uma grande incisão horizontal em todo o abdome. Dessa forma, o umbigo pode ser preservado e os resultados ficam mais suaves e sofisticados do que nunca.

Ainda assim, a abdominoplastia não era um procedimento incrivelmente comum e ainda era usada principalmente para tratar feridas, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial, que terminou em 1918. Avançando para as décadas de 1970 e 80, os médicos começaram a usar técnicas de abdominoplastia para tratar hérnias umbilicais, o que resultaria em uma barriga protuberante. Os cirurgiões rapidamente perceberam que uma abdominoplastia poderia resultar em uma aparência mais suave e firme, abrindo caminho para as modernas técnicas de abdominoplastia que vemos hoje.

Abdominoplastias modernas podem fazer mais do que nunca

A abdominoplastia percorreu um longo caminho desde que os primeiros procedimentos rudimentares foram realizados para tratar feridas em 1800. As técnicas de abdominoplastia de hoje não só oferecem soluções mais seguras e muito mais eficazes, mas também reduzem o tempo de recuperação e cicatrização e fornecem melhores resultados. Abaixo estão apenas alguns dos avanços mais notáveis da abdominoplastia moderna.

A abdominoplastia sem dreno

Antes da técnica de abdominoplastia sem dreno, todas as abdominoplastias eram realizadas com um dreno que impedia o acúmulo de líquido interno durante e após a cirurgia. No entanto, isso tornava o processo de recuperação complicado, pois o paciente precisava esvaziar o conteúdo do dreno regularmente antes de finalmente removê-lo.

A abdominoplastia sem dreno elimina a necessidade de drenos cirúrgicos e pós-cirúrgicos usando uma técnica de sutura em camadas, deixando um espaço extra mínimo para o acúmulo de fluido. O resultado não é apenas uma recuperação menos complicada, mas também uma incisão mais baixa e uma cicatriz resultante menos visível.



A mini abdominoplastia

Antes da miniabdominoplastia entrar no cenário da cirurgia plástica, todos que quisessem tratar qualquer quantidade de flacidez da pele abdominal precisariam optar por uma abdominoplastia completa. Hoje, graças à técnica de miniabdominoplastia, também chamada de abdominoplastia parcial, os cirurgiões plásticos podem agora usar uma incisão muito menor para apertar uma pequena quantidade de excesso de pele abaixo do umbigo.

Abdominoplastia como parte de uma reforma da mamãe

As abdominoplastias agora são muito comumente combinadas com outros procedimentos cosméticos, como aumento de mama ou lipoaspiração, no que é chamado de mommy makeover. Em um período de tempo relativamente curto, o cirurgião plástico experiente pode realizar vários procedimentos de uma só vez com segurança e eficácia, exigindo anestesia apenas uma vez e um único período de recuperação.



Encontrando a melhor técnica de abdominoplastia para você

Avanços modernos em ferramentas e técnicas cirúrgicas permitiram mais opções de abdominoplastia do que nunca. Hoje, você pode personalizar seu procedimento de abdominoplastia para melhor atender às suas necessidades e objetivos específicos.

A melhor técnica de abdominoplastia para você dependerá de vários fatores, como sua anatomia natural, um exame físico e seus objetivos para os resultados finais. Equipado com essas informações, seu cirurgião plástico pode ajudá-lo a decidir qual técnica pode ser adequada para você.

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!