Grubba Moreira | 10 dicas importantes para quem vai passar por uma cirurgia plástica

BLOG

10 dicas importantes para quem vai passar por uma cirurgia plástica

10 dicas importantes para quem vai passar por uma cirurgia plástica


Respeitar o período de recuperação e seguir as recomendações de seu cirurgião são recomendações de extrema importância para o sucesso de qualquer cirurgia plástica. Na fase de recuperação, o corpo irá trabalhar ativamente para cicatrizar os tecidos, diminuir e eliminar o inchaço, permitindo um retorno paulatino às atividades do dia a dia. Pensando nisso, elaboramos 10 dicas e orientações que irão certamente te ajudar a ter um pós-operatório mais tranquilo e confortável.

1 – Pergunte ao seu médico quais movimentos você pode e quais você não pode realizar. Estas restrições dependem de cada cirurgião e também da técnica que foi utilizada. Mas lembre-se, é comum a dor ir embora após alguns dias, porém a cicatrização ainda não está completa.

2 – Cuidado com eventuais traumas e impactos, mesmo que leves na região que foi operada. Atenção especial deve ser dada às crianças e animais de estimação, que podem esbarrar acidentalmente no local da cirurgia.

3 – Manter uma boa nutrição, é de fundamental importância para uma perfeita cicatrização, sendo importante a ingesta balanceada de proteínas e vitaminas presentes nos alimentos não processados, desta forma, o pós-operatório não é o momento ideal para fazer uma dieta restritiva. Lembre-se de evitar alimentos muito condimentados, e calóricos ou com as quais você não esteja acostumada, para que problemas intestinais não comprometam a sua recuperação.

4 – Se você é fumante, elimine o cigarro de sua rotina ao menos durante 30 dias antes e após a sua cirurgia. O tabaco é um irritante das vias aéreas e prejudica a oxigenação do sangue. O cigarro dificulta a cicatrização e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.

5 – Antes da cirurgia, suspenda o uso de medicamentos que contenha AAS (Ácido acetilsalicílico), como aspirina, remédios à base de vasodilatadores e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue. Eles aumentam o sangramento durante o procedimento. Sempre que tiver uma cirurgia agendada e optar por tomar uma medicação que não é do conhecimento do seu cirurgião, o mais correto é entrar em contato com ele ou sua equipe para saber se não há interferência. Siga corretamente a prescrição de seu médico, prestando atenção às dosagens e aos horários de cada medicação. Não use remédios, pomadas ou cremes indicados por terceiros.

6 – Se você tem tendência à formação de cicatriz hipertrófica ou queloide, consulte um médico radioterapeuta antes da realização de sua cirurgia plástica, e se informe a respeito dos benefícios que a betaterapia pode trazer a fim de evitar cicatrizes grossas e indesejáveis.

7 – Os primeiros banhos devem ser com água morna e preferencialmente sentada em um banco, pois as tonturas são muito comuns nos primeiros dias. Geralmente acontecem náuseas, que são por causa da queda da pressão. Quando isso acontecer, fique em repouso sentada ou deitada por cerca de cinco minutos até melhorar.

8 – Os curativos devem ser realizados conforme as instruções do seu médico. Em geral as cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma de sabonete neutro.

9 – O início da drenagem linfática, massagem que auxilia o corpo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibrose, será indicada pelo seu médico. Ela é muito indicada em pós-operatórios de Abdominoplastia e Lipoaspiração.

10 – Confie no seu cirurgião, pois só ele sabe como foi o seu procedimento, qual a técnica utilizada e quais os cuidados específicos você terá que ter. Além disso, ele já realizou várias cirurgias como essa ao longo da sua formação e carreira, e sabe os sinais e sintomas que são “normais” nesse período.


Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!