Popularmente conhecida como Ginecomastia. Trata-se de um aumento do volume na região mamária em homens, e é relativamente comum. Afeta 40 a 60% dos homens, podendo se manifestar em apenas 1 lado ou ambas as mamas. Embora certas drogas e doenças tenham sido ligadas ao desenvolvimento desta patologia, não há causa definida para a maioria dos casos. A cirurgia pode ser a resposta para homens que se incomodam com este problema. O procedimento remove gordura e/ou tecido glandular, e em casos extremos remove pele também, resultando em um tórax mais plano, firme e com melhor contorno.
Correção cirúrgica de ginecomastia pode ser feita em homens saudáveis, emocionalmente estáveis de qualquer idade. A cirurgia não deve ser feita em obesos ou homens acima do peso que primeiramente tentem corrigir o problema com exercícios e perda de peso.
Deve ser realizada em hospital ou clínica especializada, dura em média 1 hora. A anestesia normalmente é peridural com sedação, mas anestesia local com sedação ou mesmo anestesia geral podem ser usadas.Se a causa de aumento de volume das mamas for excesso de tecido glandular, este deve ser removido cirurgicamente. Esta cirurgia normalmente é associada à lipoplastia (lipoaspiração).