Grubba Moreira | Cirurgia Plástica é Igualmente Segura para Todas as Idades

BLOG

Cirurgia Plástica é Igualmente Segura para Todas as Idades

Cirurgia Plástica é Igualmente Segura para Todas as Idades

Aumento do número de pacientes com mais de 65 anos que fazem cirurgias plásticas gerou a necessidade de compreender melhor as complicações de procedimentos estéticos exclusivos para essa população.

Um estudo recente, apresentado no Congresso Cirurgia Plástica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) em Outubro de 2014, demonstrou que pacientes com mais de 65 anos podem fazer procedimentos estéticos com segurança e que os índices de complicações são equivalentes aos dos pacientes mais jovens.

Uma extensa revisão de informações de prontuários médicos no período entre maio 2008 a maio de 2013, identificou que complicações pós-operatórias entre os mais velhos ocorreram a uma taxa de 1,94 por cento - estatisticamente insignificante comparado com as complicação entre os pacientes mais jovens, que foi de 1,84 por cento. A média de idade dos pacientes do grupo de estudo foi de 69,1 anos, enquanto a média de idade do grupo mais jovem foi 39,2 anos.

O estudo também indicou que as taxas de complicações pós-cirúrgicas de pacientes  com 80 anos ou mais, era de 2,2 por cento, o que também é estatisticamente insignificante em comparação com a taxa de complicações de 1,94 por cento de todos os pacientes acima de 65 anos e de 1,84 por centro entre os pacientes mais jovens.

Também é importante notar que os pacientes idosos fizeram mais procedimentos faciais do que os mais jovens, 62,9 por cento a 12 por cento, respectivamente. O único procedimento cosmético que indicou uma maior taxa de complicação entre os pacientes mais velhos foi abdominoplastia, 5,4 por cento para 3,9 por cento, respectivamente. Nesse último caso, as complicações pós-operatórias mais comuns em pacientes mais velhos foram hematoma, infecção e problemas com a cicatrização de feridas.

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!