Mamoplastia de aumento, também conhecida como colocação de prótese de mama, é o procedimento cirurgico através do qual se aumenta e remodela a mama por uma série de razões, entre elas: para melhorar o contorno corporal da mulher que, por razões pessoais, acha sua mama muito pequena; para corrigir a redução do volume mamário após amamentação; para balancear diferenças entre o tamanho das mamas e ainda como técnica reconstrutora após cirurgia mamária.
A mamoplastia de aumento é um procedimento indicado para pacientes que apresentam hipomastia(mamas pequenas) decorrente do desenvolvimento insuficiente das mesmas ou atrofia das glândulas mamárias. A introdução do implante pode ser realizada por três vias distintas (incisões): 1. Pelo sulco mamário 2. Pela aréola da mama. 3. Pela axila, com auxilio da videoendoscopia.
A anestesia geralmente é peridural alta com sedação, mas em alguns casos anestesia geral é recomendada. Anestesia local com sedação pode ser uma alternativa, assim como bloqueio intercostal. Normalmente a paciente recebe alta no mesmo dia, ou pelo menos uma noite internada é necessário para recuperação adequada. A cirurgia dura em torno de 2 horas.